O plano de mídia garante que sua comunicação esteja no lugar certo e na hora certa, chamando a atenção do público que você quer atingir.
Basicamente, essa ferramenta distribui sua campanha entre os melhores canais e veículos disponíveis.
Assim, você consegue chegar até o seu público-alvo online e offline, levando a mensagem do seu negócio aonde ele estiver.
Mas, como você deve imaginar, não é tão simples distribuir seus anúncios entre as inúmeras mídias existentes.
Para isso, você vai precisar de uma boa estratégia, conhecimento do público e inteligência de mercado.
Acredite: vai parecer bem mais fácil depois que você ler este post.
Então, prossiga para o próximo tópico e dê o primeiro passo para criar o seu plano de mídia do zero.
O que é um plano de mídia?
Plano de mídia é uma ferramenta utilizada na publicidade para mapear e indicar os melhores meios, plataformas e formatos para veicular campanhas. Nele, constam os principais canais para atingir o público-alvo e métricas importantes como alcance, volume e custo-benefício, assim como as melhores estratégias de comunicação para divulgar a mensagem.
O profissional responsável pela elaboração desse planejamento é o analista de mídia, também chamado simplesmente de “mídia” nas agências.
De modo geral, um bom plano de mídia deve partir dos objetivos de marketing do cliente e utilizar a verba e período disponíveis na campanha da forma mais eficiente possível.
Para isso, o profissional precisa conhecer o produto ou serviço, mercado, concorrência e público-alvo, usando essas informações para traçar seus objetivos de mídia e comunicação.
A partir desses objetivos, o plano se desenvolve por meio das estratégias de meios, veículos, peças e formatos, além de níveis de veiculação, cronogramas e programações.
Todas as questões de horários, aplicações, períodos e orçamentos devem ser detalhados no plano de mídia, de modo que fique claro como a campanha será distribuída entre os diferentes meios de comunicação.
O motivo das escolhas também precisa ser transmitido para todos os envolvidos na campanha, com argumentos convincentes para justificar o uso da verba.
Qual é a importância do plano de mídia?